monte-da-serra-015.jpg

Hoje é dia de ir ao campo comer o borrego, tradição que faz muitos Alentejanos saírem das suas casas com a “merenda” recheada de algumas amêndoas, borrego e onde não pode faltar o folar, dia em que a cidade fica deserta e os campos ganham vida, é dia de brincar, correr, saltar, colocar a conversa em dia com familiares que  se deslocam propositadamente para celebrar  a Páscoa Alentejana.

Acreditem que ainda hoje é assim em muitas freguesias no Alentejo.

 Recebi de um amigo uma mensagem com este texto que gostaria de partilhar com quem me visita. 

A Páscoa é sempre no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março).
Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual  a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida!E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).1)      A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos).
A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2)      Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos).
A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.  Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Anúncios